Paulo foi rejeitado pelos Efésios como falso Apóstolo. Jesus parabenizou aos Efésios por isso. (Comparando Efésios 1:1 e 2 Timóteo 1:15 com Apocalipse 2:2)
Paulo alegou ser apóstolo em sua carta aos Efésios (Efésios 1:1), mas mais tarde, em sua segunda carta a Timóteo, Paulo declara que “todos aqueles que na Ásia se afastaram de mim” ( 2 Timóteo 1:15 ). Éfeso era, na época, a maior cidade da Ásia [Menor], então isso significa que em algum momento depois de escrever sua carta, eles, os Efésios, por algum motivo, deixaram de considerá-lo como um verdadeiro apóstolo.
Note que ele não diz que os crentes na Ásia abandonaram a fé cristã, e ele não diz que eles abandonaram os apóstolos originais de Jesus. Paulo diz apenas que os crentes na Ásia o abandonaram.
Por alguma razão, os Efésios deixaram de considerar Paulo como um genuíno líder cristão.
O livro do Apocalipse, escrito pelo apóstolo João, começa com Jesus ressuscitado instruindo o escritor a enviar mensagens às sete igrejas na Ásia ( Apocalipse 1:11 ). A primeira congregação da Ásia a receber uma mensagem é Éfeso. Se Paulo tivesse sido um verdadeiro apóstolo, então certamente o Jesus ressuscitado teria repreendido-os por abandonarem seu verdadeiro apóstolo. Afinal, era Jesus ressuscitado que alegadamente apareceu a Paulo (então conhecido como Saulo) e que o levou à sua suposta conversão e comissão eventual como um apóstolo. No entanto, note Apocalipse 2:2 e leia como o ressuscitado Jesus elogiou aos Efésios:
Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. - Apocalipse 2:1-2
Então, em essência, a conversa foi essa: